26 de maio de 2009

Interpretar é viver


As aulas de redação da escola sempre são ótimas. Eu já disse pra Lúcia (professora) que ela sempre acerta nos temas das redações e nos textos de interpretação. Ela parece adivinhar meus pensamentos mas hoje foi impressionante.

É uma carta argumentativa, precisamente uma "Carta a um adolescente" de Rubem Alves. Retrata como é a juventude de hoje, o quanto desejam poder e autonomia e, se for preciso para te-los, destroem o que está ao seu redor: desde a natureza, animais até o amor de alguém. A carta é muito bem argumentada, se alguém quiser ler aqui está: http://www.rosangelaliberti.recantodasletras.com.br/blog.php?idb=4120

Mas queria deixar registrado aqui o final dela, gostei muito:

"Eu queria poder dar para vocês, como herança, o ovo onde moram os meus sonhos, na esperança de que vocês continuassem a chocá-lo, depois da minha partida. Sim, o mundo que eu amo se parece com um ovo: está cheio de vida mas é muito frágil. Dentro dele estão coisas delicadas, fáceis de serem destruídas: plantas, insetos, ninhos, aves, músicas, poemas, memórias, livros, peixes, muros brancos, crianças, velhos, jardins...
Mas eu tenho medo que vocês não resistam à tentação de quebrar o ovo onde eu e o meu mundo moramos. Como é fácil quebrar um ovo! Fácil e irreversível: nunca mais! Assim, por enquanto, o ovo onde moram meus sonhos fica sob a minha guarda. Até encontrar os herdeiros que eu espero."


Cada um terá um ponto de vista. Eu tenho o meu e acho que não devo colocá-lo aqui.
Só digo uma coisa: também tenho medo dos outros quebrarem meu ovo, mas vou fazer de tudo pra que isso não aconteça, vou protege-lo o máximo que consigo

Beijos
Se cuidem!

2 comentários:

Leninha disse...

Li e adorei! Muito verdadeiro o texto.
E quanto ao Ovo depende de cada um proteger o seu, e ao fazerem isso estará pondo em prática uma coisa que poucas pessoas levam em conta que é o respeito ao próximo e a ética...
Eu confesso que já fiz muito malabarismo para não deixar quebrar o meu ao qual preservo muito!
Mil beijoss minha gata! Te amo!!

Naty disse...

Nossa fer um texto belissimo
que realmente caimos em reflexão
adorei esse post

bejãooo