15 de abril de 2012

112ª Citação: "A dificuldade fortalece a criatura"

Lindinhos,

Como vão? Comigo tudo bem. Vou compartilhar, resumidamente, com vocês uma crônica que saiu no jornal da minha cidade, chama-se O Liberal. A autoria é de Beni Galter.

Dificuldade - Alavanca do Progresso

Doutor Gomes era um velho médico que não se parecia com nenhum outro que eu tivesse conhecido em qualquer tempo. (...) Sua casa estava localizada em uma grande área de terra, que ele tentava transformar em uma enorme floresta, pelo número de árvores que plantava. O velho doutor possuía algumas teorias interessantes a respeito da jardinagem. Ele dizia: "Sem sofrimento não haverá crescimento".
(...) Dizia que molhar as plantas vai deixando-as mimadas, e se as molhássemos constantemente, cada geração delas cresceria mais fraca, mais debilitada. Portanto, as coisas deveriam ser difíceis para elas, porque isso as tornaria mais fortes para o futuro. A dificuldade fortalece a criatura, dizia.
Outra teoria interessante do médico era que: "Não regando as árvores, nós as obrigamos a criar raízes mais profundas em busca da umidade, e este fato as tornam mais robustas e saudáveis, com uma vida útil maior e mais produtiva".
(...) Algum tempo atrás resolvi plantar algumas árvores na minha casa. Molhei-as um verão inteiro, borrifei-as, rezei por elas. Dois anos de mimos e cuidados. Sabe o resultado? Criei árvores que querem ser servidas e paparicadas. Sempre que enfrentam um ventinho, tremem e balançam, estalando os galhos, a pedir ajuda.
As árvores do doutor Gomes, ao contrário, pareccem se beneficiar com as intempéries, demonstrando que suas teorias com respeito às dificuldades da vida estavam e estão absolutamente corretas.

Fica para reflexão nesse finalzinho de domingo.
Boa noite para quem fica porque eu fui. Boa semana!

Agora faltam somente 256 dias.

Beijocas carinhosas da...
Fe

2 comentários:

Gugu Keller disse...

Também para as plantas, "no pain, no gain"!
GK

Eduardo Alexandre disse...

Somos um só.
Amo vc Fê.

Du.